segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Internet


CRÔNICA Nº 28
INTERNET

            Dizem por aí que a velocidade que uma informação é veiculada na internet é astronômica. Jogou na internet estoura como rastilho de pólvora. Essa informação deveria ser corrigida... não é bem assim... tenho cá minhas desconfianças em relação a isso, porque também tenho minhas razões para pensar assim. A internet é de fato um instrumento eficiente de divulgação, mas é principalmente eficiente para divulgar as coisas negativas. Por exemplo, é possível uma gangue se reunir depois da combinação via internet, para fazer alguma maldade, do tipo, queimar mendigo na praça ou espancar homossexuais, torcida organizada marcar encontro pra pegar gente de outra torcida, racistas que se reúnem para atacar as minorias e por aí vai.
            Muita gente vai pra internet pra falar bobagem, divulgar besteiras e nem se trata só de adolescentes e jovens; se trata  também de pessoas adultas que usam a internet para coisas fúteis. Claro, tem muita gente que a usa para o bem, para falar de seu trabalho, gente que usa para divulgar boas ações, mas  reparando bem,  tem uma parte da galera que usa para pouca coisa interessante.
            A internet serve para conhecer pessoas novas, fazer novos amigos que podem ser só virtuais e podem se transformar em amizades reais; tem gente que casou com gente que conheceu na internet e que é muito feliz no casamento... mas há que se ter cuidado, nem toda a gente da internet é sincera e honesta e as histórias estão por aí para provar.
É muito legal falar com os amigos, principalmente com aqueles que não se vê  há muito tempo, porque essa é a única oportunidade que se tem para isso. Gastar tempo e dinheiro com bobagem é coisa de gente besta. Pagar banda larga caríssima como é no Brasil e na Bahia, pra quê? Pra discutir o sexo dos anjos? Pra dizer: “vou ao banheiro”. “Vou tomar banho”. “Estou ao telefone”; caso das mensagens do Twitter? O talzinho do Twitter é super chato, não se pode escrever muito nele, para pessoas prolixas é péssimo. É bom para divulgação, pra pessoas que tem muitos seguidores, empresas que também tem gente às pencas seguindo-as, mas não serve pra todo mundo.
Os sites de relacionamentos são ótimos, cada um com uma função diferente, mas todos com o mesmo objetivo que é juntar as pessoas do mundo. Facebook, Orkut, Badoo, Netloog etc. São muitos, gosta-se mais de uns, e de outros menos. Ainda tem os de relacionamentos profissionais, onde as pessoas divulgam seus currículos e habilidades, junta  profissionais de áreas afins.
            Além de tudo isso a internet serve para pesquisas diversas, de coisas que interessam aos vários profissionais, tirar dúvidas e aperfeiçoar o conhecimento, mas até pra isso deve-se ter cuidado, pois há muita informação errada e duvidosa.
Assim vou vivendo e interagindo na internet, já há muitos anos. Aqui conheci muita gente legal com quem ainda mantenho contato, amigos de verdade; outros sumiram, nunca mais ouvi falar e embora saibam como me encontrar, não me procuram. Bem, esses também não me interessam. O importante mesmo é que se saiba usar a internet e usá-la para o bem, porque só assim podemos justificar a sua importância para todos nós.


Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 12 de outubro de 2011