quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CRISTO REDENTOR


CRÔNICA Nº 31
O CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO

            Eu não conheço todas as paisagens do mundo, longe disso estamos todos nós... eu, só conheço além do Brasil, a Argentina, assim mesmo só a Capital Federal e embora seja uma linda cidade e apesar de ter ficado imensamente maravilhada com Buenos Aires e seu formato de piso de uma casa, toda organizada em quarteirões, de conhecer  outras cidades do Brasil,, há uma  paisagem nesta terra que, ao menos pra mim, não se compara a nenhuma outra. Talvez um dia, quando eu for à Itália e à Grécia, eu veja paisagens que me deixem mais deslumbrada que esta, da qual estou falando e dá título a este texto: o Cristo Redentor,  cravado no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. A estátua em si é uma coisa inacreditável, a paisagem que se vê de lá de cima, é realmente uma coisa maravilhosa, como é chamada a cidade.
            O Cristo, fincado  no Morro do Corcovado,  está a 710  metros acima do nível do mar e foi construído sem perder nenhum de seus trabalhadores em acidentes. É realmente uma coisa espantosa. Sua construção foi entre 1926 e 1931.
Em 7 de julho de 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em eleição pela internet e mensagens de celular. Na ocasião, eu que sou fã incondicional desse ponto turístico brasileiro, votei pra que ele ganhasse essa eleição e de fato ele ganhou e com justiça, pois de todas as poucas cidades que conheço, o Rio realmente é uma das mais lindas que já vi.
Não conheço uma só pessoa que tenha ido ao Corcovado e tenha dito que não gostou, que achou chato, feio, quente, frio ou outros predicativos negativos. Todas as pessoas que ali se encontram, em visita, estão em  absoluto êxtase, vê-se na cara das pessoas o espanto, a admiração, a alegria de estar ali, naquele morro tão alto, tão perto do céu. Estar ali é de fato estar perto de Deus, representado pela estátua do Cristo. É lugar de turismo, mas também de oração. No fundo há uma pequenina capela dedicada  à Nossa Senhora Aparecida, a nossa Padroeira e quem quer rezar vai lá, ou reza-se ali mesmo de joelhos, em pé, sentado, na frente do Cristo. Eu senti vontade, mas achei que era pagar mico demais ajoelhar-me ali, então fui à capelinha e lá eu rezei, agradeci por aquele momento. Ainda quero levar meu pai e minha mãe ao Rio, só para visitar o Cristo. Será muito emocionante pra eles  assim como é pra milhares de pessoas do mundo inteiro.

Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 15 de novembro de 2011