terça-feira, 14 de maio de 2013

CRÔNICA Nº 56 - TELENOVELAS



CRÔNICA Nº 56

TELENOVELAS



“Intelectualóides”, pseudo comunistas/socialistas, que têm as ideias mais atrasadas do mundo, totalmente foras de moda, revoltados e afins, burgueses  ridículos e demais classes metidas a serem não sei o quê, acham que a telenovela é coisa de gente alienada. Pois bem, eu discordo inteiramente dessa ideia, mas se gostar de novela é ser alienado, “eu vos digo:” eu sou alienada.
Sou professora de literatura, tenho obrigação de apreciar todos os gêneros literários, inclusive este; ai de quem diga que telenovela não é gênero literário, é gênero menor, que não é arte ou coisas parecidas.
Pessoas que afirmam coisas que desvalorizam a novela de TV, são no mínimo ignorantes, pois escrever novela é coisa de gente muito inteligente  e envolve muitas outras pessoas igualmente inteligentes. Quem importa com o que essa gente que não vê TV pensa?
A verdade é que telenovela é coisa muito interessante  e não importa se o enredo é inteligente, bobo, cultural, histórico ou  muito realista... para mim, quanto mais a história é boba, sem sentido, fraca, totalmente fora da realidade, mais divertida ela é.  
As novelas de época são ótimas para aprendermos história  e saber coisas do nosso passado; as ligadas aos temas espirituais são maravilhosas; as que tratam de temas que nem imaginamos que possam existir, de coisas extraordinárias, de um mundo que não alcançamos, essas então, a gente mergulha de cabeça no enredo. A gente discute, fica com raiva, vibra, discorda, concorda...é um gênero rico e cheio de possibilidades de exploração da imaginação humana e se alguém discorda desses pensamentos, o problema é desse alguém, porque enquanto as pessoas discordam, os autores “bombam” na TV, a TV “bomba” na audiência e eu que sou apaixonada por telenovelas e por televisão “bombo” na minha diversão.

Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 13 de maio de 2013