sexta-feira, 11 de maio de 2012

A CRUZ PEREGRINA EM BAIXA GRANDE

                                                      CRÔNICA Nº 41
                                     A CRUZ PEREGRINA EM BAIXA GRANDE
                                                                
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: "Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção."
(Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004. Em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_da_Juventude)
O Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina da Juventude passaram nesta terra de Baixa Grande. Foi uma grande graça da qual eu e minha família tivemos o privilégio de participarmos, acompanhamos a procissão, ajudamos a carregar a cruz, tocamos Nossa Senhora. Poucas paróquias do mundo tiveram o privilégio e a sorte  de terem esses símbolos de fé católica e cristã pisarem seus solos,  e Baixa Grande foi agraciada, mas pouca gente participou desta linda caminhada de fé.
O povo de Baixa Grande apesar de ter sido convidado não atendeu ao chamado do Cristo pra esse momento de grande fé e amor. Os poucos que participaram ficaram felizes eram pessoas de muita fé, animadas e agraciadas. Veio gente de outras paróquias da Diocese, como: Mairi, Várzea do Poço, Ruy Barbosa, Várzea da Roça, Macajuba, acho que mais gente de fora que de dentro, mesmo assim, a passagem gloriosa do nosso Cristo e de nossa Mãe Santíssima por aqui foi um sucesso.
Os motivos que fizeram as pessoas de Baixa Grande não participarem, podem ter sido vários: falta de conhecimento do fato, falta de uma propaganda eficiente, falta de informação sobre a Jornada da Juventude e de seus símbolos, da importância da passagem deles pelas paróquias, enfim... A minha crítica se dá pelo fato de ter sido algo tão importante para a nossa Igreja e tanta gente não saber, realmente uma grande pena.
Não importa se tinha pouca ou muita gente, o importante foi o fato em si, foi a participação de todos aqueles que acompanharam a procissão, tanto os daqui quanto os de fora, mas sinceramente eu queria que todos os católicos baixagrandenses  tivessem participado e tivessem sentido a felicidade que senti. 

Alba Brito Mascarenhas
Salvador / Baixa Grande, 11 de maio de 2012