sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CRÔNICA Nº 45 - VIOLÊNCIA URBANA



CRÔNICA Nº 45
VIOLÊNCIA URBANA

            O mundo está muito violento. Viver na cidade grande expõe as pessoas aos mais diversos tipos de violências: assaltos, assassinatos, briga no trânsito, brigas nas escolas, enfim, a presença da violência é algo gritante nos dias atuais.
            Um carro vai entrar numa rua, não dá seta, o motoqueiro aparece ao mesmo tempo em que o carro vai virar à esquerda... tocam-se e o motorista enlouquecido abre a porta do carro empurrando a moto e o motoqueiro, de arma em  punho em cima do rapaz... isso em plena rua, em frente a uma escola. Larga o carro no meio da rua, manda o rapaz encostar, revista-o, o rapaz aparentemente de 25 a 26 anos, treme, mostra os documentos e em seguida é liberado.  Uma humilhação tão grande que até quem assistiu a cena ficou indignada e se sentiu desrespeitada tal qual o rapaz. Um absurdo!
            Ônibus da linha Mussurunga, entram três ladrões, passam na catraca, pagam a passagem pela metade, vão pra frente e abordam o motorista, roubam tudo dos passageiros e por milagre alguns escapam dessa violência, os ladrões  passaram  por eles sem incomodá-los. Um milagre nos dias do hoje e com certeza rezar nessa hora foi fundamental.
            Sala de aula, a professora ouve três estrondos, surdos: pô, pô, pô... a professora toma um susto e pergunta: gente isso foi tiro? Os meninos meio confusos olham pra professora  meio assustados  sem saber o que responder pra ela, mas de repente eles se dão conta e começam a sair da sala, vão  ver o que houve. Mataram um homem, do outro lado da rua, do lado da escola, provavelmente um traficante, um ladrão, alguém envolvido com coisas erradas. Um alvoroço na escola, os alunos curiosos, boa parte desceu para ver de perto o homem todo ensanguentado, a maioria ficou na escola, isso foi por volta das 10h00 da manhã. A professora se mandou pra casa sem dar a menor satisfação a ninguém.
            Exemplos de violências urbanas das quais todos estão expostos em algum grau. Esta é a cidade do Salvador, Estado da Bahia, onde se vive o clima de eleições municipais e se vê na TV dezenas de candidatos babacas prometendo resolver os problemas, inclusive de segurança, mas todos sabem, nada farão, pois o instinto desses vermes chamados políticos é o de enganar, ludibriar, de fazer o povo brasileiro e baiano de idiotas.

Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 21 de setembro de 2012