sexta-feira, 2 de novembro de 2012


CRÔNICA Nº 49
BICHO OU GENTE?

            Hoje, dia 25 de outubro de 2012, aconteceu algo curioso, numa clínica do Canela, aqui em Salvador – Bahia. Estava eu no balcão pegando um atestado de acompanhamento, pois havia levado minha mãe para consulta, quando uma das meninas da recepção me mostrou um papel pra assinar, achando que era eu a paciente, mas eu disse que não era eu, então ela chamou:
- Sr.ª Atanajura!
Eu não achei nada demais, mas aí a mulher respondeu:
- Sou eu, e meu nome é Atanujara...
Bem, aí eu vi na cara daquela mulher a indignação de ouvir a moça falando seu nome  errado... ela ficou  de cara fechada e repetiu:
- É Atanujara !
Eu, ali no balcão fiquei morrendo de vontade de rir, mas não da dona do nome, mas da situação, de ver a moça trocar o nome de uma pessoa pelo nome de um bicho. Foi muito hilário! Não ri, mas senti muita vontade. Achei toda a situação muito engraçada.  Só depois que me dei conta do nome tanajura, que é nome de um bichinho, uma formiga enorme. Todos se lembram? “ Cai, cai tanajura, na panela de gordura”...  A tal formiguinha pode ser frita em gordura e comida em alguns lugares daqui do Brasil. Tenho certeza que naquele momento a dona do nome também lembrou da formiga e da música, e deve ter pensado indignada: oxe, me chamando pelo nome de um bicho, de uma formiga?!
            Contei a história para meus pais que também se acabaram de rir. Aí sim, eu ri, mas só depois que saí da clínica. Não ficaria bem para uma pessoa educada, uma professora, rir de situações desse tipo, envolvendo outras pessoas que merecem respeito.




Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 25 de outubro de 2012