domingo, 30 de outubro de 2011

O CASO DO XINXIM DE BOFE


CRÔNICA Nº 30
O CASO DO XINXIM DE BOFE

             http://tudogostoso.uol.com.br/receita/41537-xinxim-de-bofe.html
    Eu, minha irmã, meu  cunhado  e sobrinhos, fomos no último domingo a uma festinha de aniversário de um garotinho, de três anos, filho de um casal amigo.Lá na festinha foi servido um xinxim de bofe o que nos fez lembrar de uma outra festa, onde também foi servido um xinxim e  também de bofe. Foi a festa de aniversário de uma de minhas irmãs.  Ela resolveu fazer uma reuniãozinha  com banda de pagode e tudo, sambinha fundo de quintal. Naquela ocasião, ela quis servir um xinxim de bofe e me perguntou quantos quilos de bofe deveria cozinhar, de acordo com a quantidade de gente que convidou.
Perguntei pra ela:
- Quanto de bofe você vai comprar?
Ela me respondeu:
- Uns seis quilos para “X” pessoas.
Pra dizer a verdade não me lembro a quantidade de gente... Eu, que sou metida a cozinheira disse:
- Acho seis quilos pouco. Acho que você deve comprar 10 quilos.
    Ocorre que eu não tinha a menor ideia de quanto seria 10 quilos de bofe e muito menos o quanto isso renderia depois de cozido.
   O tal do bofe, depois de moído ou cortado miudinho, simplesmente incha, rende horrores.
Bem, os bofes para quem não sabe, são os pulmões do bicho, no caso, do boi. Todos sabem que os pulmões são órgãos dos corpos humano e animal e sabe também que a respiração de ambos só é possível por causa deles, daí foi que eu tirei uma conclusão sobre o fato do tal bofe crescer tanto depois de cozido. Quando inspiramos o ar, os pulmões não incham?  A caixa torácica, não estufa, cresce? Pois é, vai ver que é por isso que o danado rende tanto quando cozido. Claro que isso é uma piada, uma brincadeira minha, mas bem que são situações parecidas relacionadas aos bofes.
    Pois bem, voltando à festa de aniversário de minha irmã, a coitada seguiu meu conselho de metida a super-chefe e comprou os 10 quilos de bofes. Cozinhamos, ficou uma delícia; bem temperado com coentro, cebola verde, alho, corante, pimenta do reino, cebola, tomate e bastante camarão seco, finalmente para arrematar, o dendê. Ficou muito gostoso, mas foi muito xinxim, rendeu para umas 200 pessoas, palavra de honra. Acabou a festa, todo mundo levou xinxim pra casa e ainda sobrou xinxim para comermos três meses. Olhe que no dia, o povo comeu até dizer chega. Essa comida durou tanto tempo que tivemos que jogar fora depois de tantos meses. Não aguentávamos mais! 
    Foi tanto sucesso que a iguaria fez que até hoje nos lembramos dela em ocasiões como essas.
Ufa! Chega de xinxim, mas só por enquanto, porque sempre é tempo de comer uma boa  comida baiana!
    Vale esclarecer que os bofes são os pulmões, temos  dois; e bofe é o nome da comida, ou seja, xinxim de bofe e não xinxim de bofes.

Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 26 de outubro de 2011