domingo, 4 de agosto de 2013


CRÔNICA Nº 57
O CACHORRO SABIDO
             Para trabalhar devo pegar ônibus que em geral são cheios e apertados, por isso decidi que desceria para o Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, para pegar o transporte vazio e poder ir sentada até a escola. Desço uma ladeira enorme chamada Ladeira do Pepino. Ela é longa e íngreme e quando você pensa que acabou ela recomeça, pois na sua metade tem uma grande lombada que dá impressão de que ela acabou, mas qual nada... ela continua, mas como não é infinita, ela acaba na pista do Dique. Pois bem, ali há uma sinaleira que demora cerca de dois minutos e meio para abrir para que possamos passar. 
           As pessoas se aglomeram de um lado e de outro da pista, no passeio, e em meio a tanta gente de vez em quando tem um ou outro cachorro da redondeza. O mais freqüente é um cachorro branco, de tamanho médio e com pouco pelo.
           O cachorro branco senta em meio ao povo e fica ali, paradinho, nem o rabo mexe, fica atento, olha os carros passando e fica. Algumas pessoas se arriscam e atravessam em pleno sinal vermelho, mas aquele cachorrinho jamais faz essa besteira. Ele aguarda com paciência o momento em que a sinaleira ficará verde pra que possa passar. O sinal abre e ele imediatamente se levanta, todo garboso e com passos firmes atravessa junto com todo mundo.
         Bicho sabido, inteligente, cumpridor da lei de trânsito, muito mais esperto que muita gente que teima em arriscar a própria vida desobedecendo uma simples lei.
          Esse cachorro, é ou não é porreta?


Alba Brito Mascarenhas
Salvador, 18 de julho de 2013

2 comentários: