quinta-feira, 15 de maio de 2014


CRÔNICA Nº 63

UBERLÂNDIA E UBERLÂNDIA


            Uberlândia é um nome estranho. É nome de uma cidade de Minas Gerais, mas também é nome de gente e é aí que a “porca torce o rabo”, porque geralmente as pessoas acham super estranho uma pessoa se chamar assim, com nome de cidade.
            Conheço a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais e conheço uma pessoa que se chama Uberlândia, minha amiga. Ambas são legais. A cidade grande, organizada, dividida em quadras, toda formal. Trânsito organizado, cheia de semáforos e as ruas cheias de sinalização horizontal. A amiga é igualmente organizada, cheia de técnicas, de frescuras, alergias, mas uma excepcional pessoa: atenciosa, amiga, cuidadosa e tem uma memória invejável; lembra até das vírgulas de outrora.
            Nomes iguais, mas coisas completamente diferentes; cidade, gente, gente, cidade...
            A pessoa tem vontade conhecer a cidade e a cidade um dia poderá receber gente que tem seu nome, será um prazer para ambas, pois ambas são simpáticas e queridas, me trazem momentos de alegria e boas amizades.
Enfim, gente e cidade se completarão com seus nomes grandes e estranhos, ligando-se como num triângulo: nome-pessoa-cidade.

 

Alba Brito Mascarenhas

Salvador, 18 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário